SISTEMA ACADÊMICO

COLÉGIO

Todo empreendimento por menor ou maior que se torne, nasce na mente e no coração de alguém que acredita e investe tudo que tem para concretizá-lo, apesar dos percalços da vida ou das dificuldades de ser humano em acreditar nos sonhos de seus semelhantes. Com o Colégio Pontual não foi diferente. Os professores Marcelo de Melo Bastos, Anselmo e José Pinto Góes, uniram-se pelo desejo de criar mudanças no método do ensino médio e da performance dos cursos pré-vestibulares da nossa capital.

"Só se pode construir um futuro melhor com educação de qualidade.

Primeiro surgiu o curso pré-vestibular para o CESMAC, logo após compreendemos a necessidade de atender também o ensino médio, pois com uma base especifica para o vestibular no colégio o desempenho dos alunos que disputam uma vaga nas faculdades seria notavelmente melhor.

O Colégio Pontual surgiu para renovar o quadro da educação que existia em Alagoas. Nosso sistema avançado de ensino transformou o termo "educação" em Alagoas. Um Colégio moderno, comprometido com alunado, tratando-o como cliente e que mudou a educação no Estado de Alagoas quer continuar fazendo muito mais pela educação e sistema de ensino em Alagoas.

Proposta Pedagógica

II Pressupostos Filosóficos

O Sistema Avançado de Ensino abrange os inúmeros fatores que garantem a qualidade de um Colégio, principalmente no dia-a-dia da sala de aula, onde o professor se faz presente interagindo e oportunizando a construção de conceitos por seus alunos, tendo importância significativa do processo educativo.

O compromisso com o ato de preparar o aluno Pontual para o sucesso no Enem e no Vestibular, que se constrói a partir da tomada de consciência da Importância da Escola na Formação do Aluno como um verdadeiro cidadão, é sem dúvida o que impulsiona o professor para uma prática docente de qualidade.

A Educação deve ser considerada como um processo para o desenvolvimento integral, instrumento gerador das transformações sociais. É a base para a aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de progresso econômico, político e social. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência da cidadania.

Nesta concepção de educação, a finalidade é formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando ao bem-estar do homem, no plano pessoal e coletivo. Para tanto, este processo deve desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, a socialização, a autonomia e a responsabilidade. Desta forma, é possível a formação de um homem com aptidões e atitudes para sentir o gosto pelo saber, colocar-se a serviço do bem comum, dispor-se a conhecer-se, a possuir visão inovadora, a desenvolver a capacidade afetiva.

O homem

O homem é um ser bio-psico-social-cultural, que possui necessidades materiais, relacionais transcendentais. É fundamental que se garanta uma formação integral voltada para a capacidade e potencialidade humanas. A formação integral deve ser entendida como saber essencial, isto é, aquela que proporciona ao ser humano o saber sentir, saber inovar, saber refletir, saber fazer, saber ser crítico e saber ser ético.

O aluno

Cabe ao aluno o direito de participar das atividades escolares, sociais, cívicas e recreativas, destinadas a sua formação e promovidas pelo Estabelecimento de Ensino; ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação nem preferência; Ser ouvido em suas queixas ou reclamações. Ser atendido por toda a Equipe Técnica Administrativa do Colégio. Ao aluno será dada a assistência que faculte receber educação integral e participar de todas as atividades escolares.

A Escola

A Escola como Instituição Social, deve possibilitar o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como propiciar a apropriação do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno.

A Escola deve possibilitar ao aluno a aquisição de uma consciência crítica que lhe amplie a visão do mundo. Esta visão deverá dar-lhe condições de uma leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações intra e interpessoais e dos homens com a natureza.

O Professor

O Professor, como mediador entre o aluno e o conhecimento, deve ser um profissional formador, reflexivo, consciente da importância do seu papel, comprometido com o processo educativo, integrado ao mundo de hoje, responsável socialmente pela formação do cidadão e, principalmente, um eterno aprendiz, aquele que busca " inovar e inovar-se".

III Objetivos do Ensino

A partir da LDB 9394/96 A finalidade da Educação a ser Ministrada, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, vise ao pleno desenvolvimento da pessoa e ao seu preparo para o exercício da cidadania, através:

  • Da compreensão dos direitos e deveres individuais e coletivos, do cidadão, do Estado, da família e dos grupos que compõem a comunidade;
  • Do desenvolvimento integral do indivíduo e de sua participação na obra do bem comum;
  • Da formação comum indispensável para o exercício da cidadania e dos meios para o progresso no trabalho e em estudos posteriores.

O Ensino Fundamental (5ª a 8ª série), com duração mínima de quatro anos, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo com meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

São objetivos específicos do ensino médio:

  • Proporcionar ao educando o previsto no art. 35 da Lei nº 9394, de 23/12/96;
  • Proporcionar a educação geral necessária ao desenvolvimento integral do aluno a à sua preparação para continuidade de estudos;
  • Proporcionar ao aluno a preparação para o trabalho e habilitação profissional, com caráter de terminalidade.

IV Orientações didático-metodológicas

O Sistema Avançado de Ensino oferece a seus alunos uma dinâmica acelerada através da sua grade curricular ampliada, 34 aulas semanais, incluindo as realizadas aos sábados.

Oferece ainda os cursos de nivelamento intensivo nas matérias de que apresentam dificuldades, além de Plantões Tira Dúvidas sempre em horário contrário.

Os alunos do Pontual trabalham com módulos didáticos exclusivos, desenvolvidos por uma equipe de educadores que estão em constante contato com as atividades desenvolvidas em sala de aula e com pesquisas educacionais realizadas no país e no mundo.

Estes módulos são divididos em quatro volumes bimestrais, sendo que cada volume possui todas as disciplinas p/ facilitar a sua utilização.

Frequência disciplina

Mensalmente o aluno Pontual participa de Jornadas, Revisões, Maratonas e Simuladões baseados nos conteúdos programados pelo Enem desenvolvidas no Colégio.

V Processo avaliativo

  • O que é avaliar?
  • Para que avaliar?
  • Quais as funções da avaliação?
  • O que avaliar?
  • Quem avalia quem?
  • Base no art. 39 ao 47 do Regimento Escolar

VI Projetos e programas especiais.

O Sistema Avançado de Ensino Colégio Pontual tem como uma de suas metas o desenvolvimento de projetos e programas especiais como:

  • Intercâmbios Culturais
  • Informática
  • Programas Culturais
  • Programas Esportivos
  • Campanhas
  • Exposições
  • Núcleos de Estudos
  • Aulões por áreas de conhecimento

VII Serviços de apoio

O Sistema Avançado de Ensino Pontual oferece a seus alunos:

  • Cartão Magnético
  • Biblioteca Virtual
  • Material Didático em sistema de MÓDULOS
  • Livre acesso ao Marcelo Cursos Vestibulares, com participação das atividades de sala de aula.

VIII Canais de Comunicação

Comunicação da Escola com os alunos e suas famílias, através de reuniões periódicas e regulares acesso ao site dos Empreendimentos para consulta de notas, frequência e programação da Escola a além destes como acréscimo às atividades de classe.